Educação integral e a agroecologia no ensino fundamental
R$40,00
Autoras: Marilia Massard da Fonseca e Suemy Yukizaki
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Em 1992, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) optou por implantar um Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (CAIC) com o objetivo de atender aos alunos dos Cursos de Licenciatura da Universidade e às crianças do Município de Seropédica. Esse Centro fazia parte de um projeto do Governo Federal cuja finalidade era promover ações integradas de educação, saúde, assistência e promoção social relativas à criança e ao adolescente, bem como sua integração na comunidade.
Este livro é um aprofundamento dos estudos do Curso de Mestrado em Educação Agrícola, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ. Utiliza dados qualitativos primários (entrevistas semiestruturadas) e secundários (documentos oficiais) para analisar o histórico da implantação do CAIC Paulo Dacorso Filho (1994-1997) e propor a sua transformação em um Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação Agroecológica, administrado unicamente pela UFRRJ. Os principais temas abordados são: o contexto educacional das décadas de 1980 e 1990; o processo de municipalização no Brasil; os programas educacionais de tempo integral de maior visibilidade nas décadas de 1980 e 1990; a educação integral e a agroecologia. Os referidos temas foram selecionados por sua estreita relação com este objeto de estudo. Os resultados sugerem que o modelo de gestão, tripartite, dificultou o funcionamento do CAIC Paulo Dacorso Filho, por confrontarem o projeto pedagógico proposto pela UFRRJ. Por exemplo, a alta rotatividade de professores que dificultou sua formação continuada, as perdas salariais para os funcionários estaduais, a descontinuidade no fornecimento da merenda escolar, entre outros.
Dessa forma, propomos a transformação do CAIC Paulo Dacorso Filho em um Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação Agroecológica, cujos objetivos e diretrizes estejam aliados aos interesses da UFRRJ no que se refere ao Ensino, Pesquisa e Extensão, e que tenha a vertente agroecológica como base das experiências curriculares. Propomos, ainda, que esta unidade educacional seja um local para formação de professores da rede municipal e estadual, bem como um campo de prática adicional para a formação de alunos de graduação da UFRRJ. Por fim, que ele ofereça à comunidade um ensino de qualidade e contribua para a construção do pensamento crítico e redução das desigualdades sociais.
Autoras: Marilia Massard da Fonseca e Suemy Yukizaki
ISBN: 978-85-8067-109-4
Ano: 2019
1º Edição
Formato | Versão Impressa |
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Autor | Marilia Massard da Fonseca, Suemy Yukizaki |
ISBN | 978-85-8067-109-4 |
Ano da Edição | 2019, 2022 |