NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS ORIGINAIS
- APRESENTAÇÃO
Os trabalhos devem ser enviados pelo formulário de submissão disponível em nosso site através do menu “Publique conosco”, não podendo constar no arquivo nenhuma identificação do autor ou organizador. A obra deve estar formatada em fonte Times New Roman, tamanho 12 (exceto citações longas, notas de rodapé, quadros, tabelas e legendas, que devem estar em fonte tamanho 10). As margens do texto devem estar justificadas a 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita), com espaço entre as linhas 1,5 (exceto citações longas, notas de rodapé, quadros, tabelas, legendas e a lista de referências, em que o espaço deve ser simples).
Após a submissão, o autor deverá responder o e-mail de confirmação de recebimento da obra com um texto de apresentação, com no máximo 1 (uma) lauda, sem que conste quaisquer elementos identificadores de autoria. Este documento visa a apresentação da obra e o convencimento do Conselho Editorial.
- IDENTIFICAÇÃO
Na primeira página (folha de rosto) deverá constar apenas o título da obra.
- ILUSTRAÇÕES E TABELAS
Caso haja ilustrações (quadros, fluxogramas, fotografias, desenhos, gráficos, etc.) e tabelas, o título deverá constar antes do elemento, centralizado (fonte tamanho 12), introduzido de nome de especificação e número seguido de traço que introduz o título do elemento. Imediatamente abaixo do elemento deve constar a fonte de onde foi retirado (em tamanho 10). Ilustrações e tabelas deverão ser inseridas no corpo do texto, o mais próximo possível de onde serão mencionadas.
As tabelas devem ser apresentadas conforme padrão estabelecido pelo IBGE, sem linhas horizontais internas, sem linhas verticais e sem cores.
Caso haja equações e fórmulas, estas deverão ser devidamente numeradas, conforme exemplo a seguir:
- CITAÇÕES
As citações deverão ser feitas no corpo do texto, conforme especificações da NBR 10520 de 2003 (ABNT). O rodapé deverá ser utilizado apenas para notas explicativas.
Citações de até três linhas devem constar no corpo do texto, entre aspas. Citações longas (com mais de três linhas) deverão estar recuadas quatro centímetros, em espaço simples entre linhas e fonte tamanho 10, sem adentramento de parágrafo e sem aspas. Recomenda-se variar a forma de apresentação das citações. Recomenda-se, ainda, mencionar sempre a página citada, mesmo em casos de paráfrase/citação indireta.
4.1. Citações de obras de um único autor:
De acordo com Simões (2005, p. 20), “texto, texto, texto, texto”.
Simões (2005, p. 33) afirma que “texto, texto, texto, texto”.
Conforme Simões (2005, p. 45), “texto, texto, texto, texto”.
“Texto, texto, texto, texto.” (SIMÕES, 2005, p. 57).
4.2. Citações de obras de dois ou três autores:
De acordo com Simões e Toledo (2010, p. 20), “texto, texto, texto, texto”.
Simões e Toledo (2010, p. 33) afirmam que “texto, texto, texto, texto”.
Conforme Simões e Toledo (2010 p. 45), “texto, texto, texto, texto”.
“Texto, texto, texto, texto.” (SIMÕES; TOLEDO, 2005, p. 57).
Obs.: Dentro dos parênteses, todas as letras dos nomes são maiúsculas e o “e” é substituído pelo ponto e vírgula.
4.3. Citações de obras de mais de três autores (et al.):
De acordo com Simões et al. (2015, p. 20), “texto, texto, texto, texto”.
Simões et al. (2015, p. 33) afirmam que “texto, texto, texto, texto”.
Conforme Simões et al. (2015, p. 45), “texto, texto, texto, texto”.
“Texto, texto, texto, texto.” (SIMÕES et al., 2005, p. 57).
4.4. Citações de citações (apud):
Quando houver a necessidade de citar uma citação feita pelo autor (o que ocorre quando não se tem acesso à obra original), utiliza-se o apud. Recomenda-se evitar esse tipo de citação sempre que possível.
Souza apud Simões et al. (2015, p. 44) afirma que “texto, texto, texto”.
“Texto, texto, texto.” (SOUZA apud SIMÕES et al. 2015, p. 44).
Obs.: no exemplo dado, o texto é escrito por Souza, mas foi obtido de uma citação feita por Simões et al. O livro a que se teve acesso foi o de Simões et al., e não o de Souza.
- REFERÊNCIAS
As referências deverão ser feitas conforme especificações da NBR 6023 de 2003 (ABNT). Em caso de obra coletiva, deverá haver uma lista única de referências no final da obra, e não listas individuais ao fim de cada capítulo. A lista de referências deverá ser organizada em espaço simples entre linhas, com um intervalo de uma linha entre uma obra e outra, e deverá ser organizada em ordem alfabética. As margens da lista de referências não devem estar justificadas, devem apenas estar alinhadas à esquerda.
5.1. Obras com um único autor
ALVES, Rubem. Ao professor, com o meu carinho. Campinas, SP: Verus, 2004.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura. Tradução Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso/Grupo A, 2012.
GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. 3. ed. Niterói, RJ: EdUFF, 1998.
5.2. Obras com dois ou três autores
MASSINI-CAGLIARI, Gladis; CAGLIARI, Luiz Carlos. O texto na alfabetização: coesão e coerência. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
5.3 Obras com mais de três autores
DUBOIS, Jean et al. Dicionário de Lingüística. São Paulo: Cultrix, 1999.
URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.
5.4. Artigos publicados em periódicos (digitais ou não)
MAIA, Marcus; LEMLE, Miriam; FRANÇA, Aniela Improta. Efeito Stroop e rastreamento ocular no processamento de palavras. Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, ano 4, v. 12, p. 2-17, nov. 2007. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/ pdf/v12/m347184.pdf>. Acesso em: 10 out. 2008.
MORAIS, José Junça de; ALEGRIA, Jesus; CONTENT, Alain. The relationships between segmental analysis and alphabetic literacy: an interactive view. Cahiers de Psychologie Cognitive, Marseille, v. 7, n. 5, p. 415-438, oct. 1987.
5.5. Capítulos de livros
KATO, Mary A. Aquisição e aprendizagem da língua materna: de um saber inconsciente para um saber metalingüístico. In: CABRAL, Loni G.; MORAIS, José. (Orgs.) Investigando a linguagem: ensaio sem homenagem a Leonor Scliar- Cabral. Florianópolis: Mulheres, 1999. p. 201-225.
ROCHA, M. O uso de corpora computadorizados no ensino de língua portuguesa: metodologia e avaliação. In: CABRAL, L. et al. (Orgs.) Língüística e ensino: novas tecnologias. Blumenau, SC: Nova Letra, 2001. p. 137-155.
5.6. Teses e dissertações
PEÇANHA, Natália Batista. “Precisa-se de uma criada estrangeira ou nacional para todo o serviço da casa”: Cotidiano e agências de servidoras/es domésticas/os no mundo do trabalho carioca (1880-1930). 2018. (Doutorado em História) – Curso de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6341719. Acesso em: 07 abr. 2019.
5.7. Documentos legais
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 9 jun. 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC; SEF, 1997.
5.8. Trabalhos apresentados em eventos
SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS. 21., 1994. Petrolina. Anais… Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.
5.9. Filmes
CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Clermont-Tonnerre e Arthur Cohn. Intérpretes: Fernanda Montenegro; Marilia Pera; Vinicius de Oliveira; Sônia Lira; Othon Bastos; Matheus Nachtergaele e outros. Roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro e Walter Salles Júnior. [S.l.]: Le Studio Canal; Riofilme; MACT Productions, 1998. 1 bobina cinematográfica (106 min), son., color., 35 mm.