Árvores do Jardim Botânico da UFRRJ

Autor: Denise Monte Brás

Os Jardins Botânicos tem papel fundamental na conservação de plantas nativas, específicas de ecossistemas brasileiros, importantes por diferentes usos e, nos últimos tempos, especialmente na preservação daquelas ameaçadas de existência na natureza. O Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (JB/UFRRJ) tem dentre suas coleções representantes dessas diferentes categorias, incluindo principalmente espécies da Floresta Atlântica, que foram sendo adquiridas ao longo de seus mais de 30 anos de funcionamento. As árvores aqui tratadas também incluem espécies exóticas importantes economicamente ou biologicamente. A localização das espécies no JB/UFRRJ é facilitada pelo mapa com subdivisões em áreas. O reconhecimento das plantas em nível de família é possível com o uso da chave analítica feita com base nas características vegetativas das espécies, o que permite a identificação independente da presença de flores e outras partes reprodutivas que, em geral, ocorrem apenas durante um curto período do ano. Além dos nomes científicos e comuns, informações sobre a madeira e seus usos, distribuição geográfica, períodos de floração e frutificação e forma e dispersão, são representados caracteres diagnósticos que permitem o reconhecimento das espécies ainda que estejam em período estéril. A identificação das espécies permite que visitantes e outros usuários (alunos, professores e pesquisadores) das diferentes áreas e interessantes, reconheçam as inúmeras espécies de árvores representadas no JB/UFRRJ, conhecidas ou não. As informações contidas podem ser iniciais para a observação de outras formas, interações e outros aspectos biológicos, artísticos ou apenas contemplativos. Dessa forma, este livro servirá a comunidade científica local, que pode desenvolver pesquisa com alguma espécie ali representada, bem como para aqueles que têm algum interesse no reconhecimento de espécies da nossa flora e de outras, quer seja pelo sabor dos seus frutos, por sua importância madeireira ou medicinal, entre tantas outras, ou quer seja unicamente pela beleza de suas flores.

Autor: Denise Monte Brás (org.)

ISBN: 978-85-8067-022-6

Ano, Pág.: 2012, 301p.