Poliedros Estrelados no Currículo do Ensino Médio

Autores: Wellington Gonçalves Lemos e Marcelo Almeida Bairral

18 em estoque

Category

Este livro está fundamentado em uma visão de trabalho que rompe com a perspectiva axiomática e com a decoreba de fórmulas nas aulas de geometria, pois resultados mostram que essa prática é ineficaz no aprendizado. Desenvolver a geometria escolar é muito mais que decorar e praticar algoritmos. O trabalho com geometria possibilita o desenvolvimento de habilidades como as de experimentar, representar e argumentar, além de instigar a imaginação e a criatividade. São essas habilidades que permitirão o entendimento das representações geométricas que estão presentes na natureza, nas artes e nas edificações, por exemplo. Para a implementação de aulas inovadoras o professor precisa de diferentes materiais para auxiliá-lo na criação de situações pedagógicas desafiadoras e também para auxiliá-lo no equacionamento de situações previstas em seu planejamento, mas imprevistas na prática devido aos questionamentos dos alunos durante as aulas (LORENZATO, 2006). Assim sendo, um dos principais objetivos deste livro é proporcionar materiais para professores. A obra é fruto de uma pesquisa que buscou desenvolver e implementar inovações para o trabalho com poliedros estrelados no Ensino Médio. Referidos poliedros ainda estão inexistentes nas aulas, nos livros didáticos e em propostas curriculares nacionais. Curiosamente, há uma gama de recursos e de informações sobre os poliedros estrelados na Internet. No entanto, esse material ainda é de cunho informativo, pouco didático. Oferecer uma abordagem didática para a temática é a finalidade da nossa obra. Concretamente, ilustramos técnicas e módulos de dobraduras, animações, vídeos didáticos e planificações, apresentamos algumas atividades que podem ser utilizadas e comentamos alguns resultados obtidos nas implementações com alunos e professores. Tendo a visualização, as diferentes formas de representação, a motivação e o desenvolvimento conceitual como alguns dos pilares do pensamento matemático, concluímos propondo uma nova arquitetura para as aulas de geometria.

Autores: Wellington Gonçalves Lemos e Marcelo Almeida Bairral

ISBN: 978-85-85720-71-1

Volume II – Série InovaComTic

Ano, Pág., Peso: 2010, 99p., 155 gramas

Peso 0,155 kg
    Dimensões 21 × 14 × 1 cm

Marcelo Almeida Bairral, Wellington Gonçalves Lemos

978-85-85720-71-1

Número de Páginas

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.