Pesquisas no Jardim Botânico da UFRRJ

Organizadores: Ivo Abraão Araújo da Silva, Marcos Gervásio Pereira e Silvia Aparecida Martim

O Jardim Botânico da UFRRJ, assim como outros de sua categoria, tem como proposta o desenvolvimento de atividades voltadas à educação (principalmente, educação ambiental), extensão e pesquisa. De acordo com a Resolução CONAMA nº 339, de 25 de setembro de 2003, no Art. 2º são estabelecidos os objetivos dos jardins botânicos: “I – promover a pesquisa, a conservação, a preservação, a educação ambiental e o lazer compatível com a finalidade de difundir o valor multicultural das plantas e sua utilização sustentável”. Atualmente o Jardim Botânico UFRRJ busca alcançar esses objetivos didaticamente, como um espaço multidisciplinar no suporte para realização de aulas teóricas e práticas de diferentes cursos da Instituição (e.g. Agronomia, Belas Artes, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Farmácia, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Psicologia, Zootecnia entre outros); através do recebimento de alunos de diferentes segmentos de formação de escolas públicas e privadas para práticas de visitação guiada e desenvolvimentos de atividades voltadas para conscientização e educação ambiental. Além disso, oferece palestras, minicursos e oficinas, periodicamente, associadas a práticas e Eventos de Extensão Universitária.

No que diz respeito à pesquisa, o Jardim Botânico possui seu próprio Programa de Iniciação Científica (PROVERDE), cujo principal objetivo é estimular a prática de pesquisa em alunos e professores com projetos voltados ao desenvolvimento científico-estrutural do próprio Jardim Botânico. O PROVERDE possui caráter Institucional, viabilizado por recursos internos da UFRRJ através de ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, representada na atualidade pela gestão dos Pró-Reitores Prof. Alexandre Fortes e Profa. Lúcia dos Anjos. Além dos projetos de pesquisas vinculados ao PROVERDE, outros projetos são desenvolvidos através de parcerias e cooperação técnico-científicas que contribuem sinergicamente para o progresso do Jardim Botânico UFRRJ.

Foi com essa perspectiva que este livro teve sua idealização, com o intuito de disponibilizar para a comunidade externa e acadêmica informações a respeito das atividades de pesquisa desenvolvidas ou viabilizadas pelo Jardim Botânico UFRRJ. O potencial e a articulação que o Jardim Botânico UFRRJ possui nas práticas de ensino, pesquisa e extensão é exemplificado através da apresentação deste produto, que compila resultados dessas ações categorizados em seções temáticas por áreas afins:

1. Florística e Conservação,
    2. Indicadores Edáficos e Biológicos,