Política e pandemia: Práticas discursivas nacionais e lutas por hegemonia no acontecimento pandemia da Covid-19

Organizador: Jorge O. Romano

Este trabalho, “O vírus em disputa: Práticas discursivas nacionais e lutas por hegemonia no acontecimento pandemia da Covid-19” é o terceiro do conjunto de três livros.

Nesta obra, continuamos com a reconstrução do campo discursivo sobre a pandemia, agora no âmbito nacional, levando em consideração a análise das práticas discursivas manifestadas em discursos, documentos, atuações e decisões de porta-vozes brasileiros dos discursos mestres “negacionista” e “científico”. A escolha dos porta-vozes levou em consideração tanto as diferentes
    respostas e posições sobre a pandemia de autoridades governamentais federais (em sua maioria “negacionistas” e estaduais (em grande parte “científicas”, a visibilidade de suas posições e ações na mídia, e a reconfiguração de alianças e apoios no âmbito da disputa política com vistas à futuras eleições presidenciais, particularmente em relação a governadores estaduais politicamente relevantes nos campos do governo e da oposição.

Nos seis capítulos do livro foram analisados os discursos de porta-vozes nacionais chaves do discurso “negacionista”, o presidente Jair Bolsonaro e líderes de igrejas pentecostais e neopentecostais. Entre os vários porta-vozes do discurso “científico” e suas variantes, a partir da reconfiguração da disputa política nacional, elegemos e analisamos as práticas discursivas dos governadores estaduais João Doria, de São Paulo, Ronaldo Caiado, de Goiás, e Flávio Dino, do Maranhão, assim como Rodrigo Maia, então presidente da Câmara dos Deputados. Na Conclusão procuramos dar respostas a questões delineadas em nosso projeto de pesquisa, a partir de refletir sobre o duplo movimento de politização da pandemia e de “pandemização da política”; a disputa política de discursos, a suspensão da hegemonia; e o acontecimento pandemia, a disputa política e o momento populista.

Organizador: Jorge O. Romano

ISBN: 978-65-86859-25-6