Crítica literária na sala de aula (caderno de resenhas)

R$0,00

Organizador: Marcos Estevão Gomes Pasche

Livro Digital
Limpar

“Durante o segundo semestre de 2019, no curso de Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (campus Seropédica), encarreguei-me da disciplina optativa Estudos de Literatura: Curso Monográfico, que, por seu caráter genérico, permite pautar variados assuntos da área. Na ocasião, três razões me motivaram a estabelecer uma ementa voltada para o estudo e, especialmente, para a prática da crítica literária. A primeira delas é que estudo crítica literária brasileira e procurei com isso estreitar a relação entre pesquisa e ensino, algo inerente ao fazer universitário e de primeira importância a um curso como o que integro, novato e ainda sem pós-graduação acadêmica (portanto ainda por consolidar uma cultura institucionalizada de investigação). Como consequência direta – eis aqui a segunda razão –, apresentei à reformulação do ementário do curso (num processo concluído ao fim do primeiro semestre de 2019) a proposta de criação de duas disciplinas optativas – Crítica Literária: Teoria e Crítica Literária: Prática. Aprovada a proposta mas ainda não implementado o novo ementário, em 2019/2 ofereci o curso em caráter experimental, ainda sob o nome de outra disciplina, mencionada acima. A terceira e principal razão é a tentativa de reforçar formas pelas quais estudantes de Letras se percebam como futuros profissionais peritos em interpretação e produção textual, o que só se alcança com a radicalização dos exercícios da leitura e da escrita, ou seja, o que só se alcança com uma pedagogia da releitura e da reescrita.” — O organizador.

Organizador: Marcos Estevão Gomes Pasche

ISBN: 978-65-86859-16-4