Bioinformação do Processo de Lignificação

Autores: Regina Paula Willemen Pereira, Maria Beatriz de Oliviera Monteiro e Heber dos Santos Abreu

Recentemente, pesquisadores descobriram a presença da lignina em algas vermelhas Calliarthron cheilosporioides, o que reabre novos questionamentos sobre a evolução e a origem dessa intrigante classe de substância. A discussão acadêmica sobre a existência de lignina nas fanerógamas revela uma série de parâmetros que sustentam hipóteses dúvidas sobre a evolução da lignina, por exemplo, em pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As técnicas modernas de manipulação genética e de análises , levaram a algumas novas considerações no processo de lignificação. A composição química da lignina, sua estrutura molecular, seu modelo supramolecular, suas propriedades fractais e experiências nanométricas intrigam ainda os cientista, sendo alvo de diversos artigos publicados. Teorias sobre a participação de proteínas na formação da lignina também mostram um amplo campo de estudos que ainda necessita ser mais explorado. O livro “Bioinformação do Processo de Lignificação” é constituído de resumida demonstração apoiado em excelentes bibliografias sobre o tema. Entretanto, os resultados e conceitos aqui mencionados foram também apoiados em pesquisas do grupo de Química e Bioquímica da Lignificação do Departamento de Produtos Florestais do Instituto de Floresta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que em suma, revela e acredita as pontos afirmativos sobre a lignificação, principalmente apoiado em recentes trabalhos do Laboratório de Biotecnologia da Madeira/DPF/IF/UFRRJ, referidos em monografias, dissertações, teses e artigos científicos publicados. Isso mostra a possibilidades de avanços e ganhos em diversas áreas do conhecimento, todavia muito a renegam pela sua alta complexidade. O livro atenderá a docentes, discentes e pesquisadores das áreas Florestais e afins, já que os conhecimentos produzidos sobre esse assunto na maioria das vezes impactam positivamente a Indústria de Base Florestal, assumindo papel relevante, sobretudo na produção de celulose.

ISBN: 978-85-8067-018-9

Ano, Pág.: 2012, 124p.

Peso 0,240 kg
    Dimensões 23 × 16 × 0,5 cm

Heber dos Santos Abreu, Maria Beatriz de Oliviera Monteiro, Regina Paula Willemen Pereira

978-85-8067-018-9

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.