Agricultura Orgânica – uma estratégia para o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis

Autores: Maria Cristina Prata Neves, Dejair Lopes de Almeida, Helvécio De-Polli, José Guilherme Marinho Gerra, Raul de Lucena Duarte Ribeiro

Fora de estoque

Category

Esse livro é mais um produto da vitoriosa parceria entre a Universidade Rural e a Embrapa Agrobiologia. A “Fazendinha Agroecológica Km 47” constitui-se em espaço de ensino aprendizagem, de pesquisa e de extensão que é referência como sistema integrado de produção orgânica. Nesse momento em que a sociedade brasileira busca novas formas de viabilizar a criação de empregos, surge esse livro que apresenta alternativas para a pequena propriedade, com o imenso potencial que essas unidades produtivas representam para o País. Sem dúvida, a agricultura familiar deve receber crescente e decisivo apoio da sociedade brasileira, o que causará grande impacto social e econômico. Especialmente para esse segmento do campo, a agricultura orgânica, ao dispensar os insumos provenientes de recursos minerais não-renováveis e de custos elevados, apresenta-se como tecnologia viável dos pontos de vista sócio-econômico e ambiental. Reunindo pesquisadores da mais alta expressão em agricultura orgânica, o livro surge como um marco quanto aos princípios, práticas, produção e mercado dessa agricultura, mostrando seu desenvolvimento, suas potencialidades e os desafios a vencer. Quando a sociedade brasileira busca resgatar valores de solidariedade em sua prática social, a agricultura orgânica também se apresenta como retomada de antigas práticas agrícolas, mas integrando tecnologias que permitem aumentar a produtividade com pouca interferência nos ecossistemas. São crescentes as demandas por alimentos livres de resíduos de agrotóxicos e o nível de consciência pela manutenção do equilíbrio ambiental. Esse livro é uma contribuição significativa para a introdução de tecnologias adequadas, investindo na capacidade de desenvolver no presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras. O compromisso de todos nós – pesquisadores, professores, técnico-administrativos e estudantes – responsáveis por esta parceria Rural-Embrapa, é darmos sempre o passo adiante no sentido de sua contribuição cada vez mais eficaz para o conjunto da sociedade brasileira, agregando valor, contribuindo para a formação integral do ser humano e do cidadão e fazendo do saber mais que uma forma de dominar a realidade, mas de entrar em comunhão com as coisas. A, significativa contribuição dos autores desse livro mostra que, neste período da história estimulante de inovação, podemos participar com criatividade, no enfrentamento sereno e corajoso de novos desafios.

ISBN: 85-85720-34-4

Ano, Pág, Peso: 2004, 150p.,98 gramas

Dejair Lopes de Almeida, Helvécio De-Polli, José Guilherme Marinho Gerra, Maria Cristina Prata Neves, Raul de Lucena Duarte Ribeiro

85-85720-34-4