Afro-Brasileiros e Racismo Institucional: o papel dos concursos na democratização de acesso aos cargos públicos
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Autor: Ângela Ferreira Pace
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O cenário contemporâneo globalizado trouxe às pessoas um alcance maior a informações e, consequentemente, a oportunidades no mercado de trabalho. Nesse contexto, houve o aparecimento e a consolidação do concurso público como principal mecanismo de ingresso aos cargos públicos. Acredita-se que mediante o concurso público, abre-se espaço para que todos aqueles que preencham os requisitos para determinado cargo público tenham condições igualitárias de competições. Esta pesquisa surgiu a partir do interesse da pesquisadora em compreender o real papel que o concurso público pode desempenhar nos processo de seleção para o ingresso nos cargos públicos, no Brasil, em especial, no que diz respeito à democratização de acesso de Afro-brasileiros às carreiras do serviço público. Foi enfocada, ainda, a influência do racismo institucional na sociedade brasileira, desde suas raízes e, em destaque, na condução dos concursos públicos, especialmente aqueles que possuem fase presencial. Demonstrou-se como a educação é um fator preponderante para perpetuar as desigualdades raciais e, portanto, como interferem negativamente na eficácia do sistema meritocrático. Procura-se, também, evidenciar como o sistema de ações compensatórias pode contribuir para reparar o passado servil a que foram submetidos os negros e como as desigualdades étnico-raciais foram construídas e legitimadas pelo Estado, que insiste em impo-lhes o mito da democracia racial, que traz na bagagem um cenário de discriminações, preconceitos e desigualdades.
Autor: Ângela Ferreira Pace
ISBN: 978-85-8067-065-3
Ano, Pág: 2015, 157p.
Peso | 0,190 kg |
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Dimensões | 23 × 16 × 1 cm |
Autor | Ângela Ferreira Pace |
ISBN | 978-85-8067-065-3 |
Ano da Edição | 2015 |
Número de Páginas | 157 |